Tecnologia portuguesa carrega autocarros eléctricos em seis minutos

A Siemens desenvolveu uma nova tecnologia que garante que um autocarro carregue por completo em apenas seis minutos. Em Hamburgo, na Alemanha, já existem três destes autocarros a circular pela cidade recentemente. Outras cidades como Estocolmo e Gotemburgo, na Suécia, e Montreal, no Canadá, também já introduziram este transporte. Todos utilizam um novo sistema de carregamento que é possível ser realizado numa estação, mas também acontece no próprio veículo.

Esta nova forma de carregamento foi desenvolvida em Portugal e permite uma maior rapidez de todo o processo de dar nova força às baterias. As paragens dos autocarros na zona onde este serviço foi implementado estão equipadas com carregadores de grande potência e podem carregar o veículo quando este termina o seu percurso ou mesmo ao longo da viagem, caso seja necessário. A bateria deve ser carregada quando estiver perto dos 50% de autonomia e nunca ultrapassar os 90% no carregamento. Os autocarros são carregados através do contacto entre um pantógrafo, que está colocado num poste ao lado da estação, e o barramento colocado no tejadilho do veículo.

A Siemens espera agora instalar mais 10 carregadores ultra-rápidos até 2018, sendo que cada carregador pode servir até cinco autocarros. 

Em destaque